É uma duvida que tem surgido à bastante até que a pouco tempo, o pEdRiN um conhecido meu, colocou um Topico no Forum do Canalacores.com denominado de Elevação de Vila F. do Campo a cidade?. Nisto, vi que alguem ja tinha pensado da mesma forma que eu.
Eu penso que:
Bem, segundo a matéria que estou a leccionar no 11.º de Geografia pode-se dizer que, em Portugal, para ser cidade é necessario:
-Mais de 8000 eleitores, aglomerado continuo;
-Pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos: Instalações Hospitalares com serviço de permanencia; Temos serviço de permanencia mas falta a maquina de RAIO X trabalhar novamente(uns miseros euros e pronto)
-Farmácias; Já temos... Mas mais uma, nunca é demais.
-Corporação de Bombeiros; Tambem já temos, até tem associaçao de bombeiros voluntarios...
-Sala de Espectaculos e centro cultural; Ja temos centro cultural, que alberga muitas salas onde pode-se facilmente dar aulas de musica(E é ai onde actualmente lecciona a Academia Musical de VFC), e, relativamente a sala de espectaculos, no centro cultural tem, mas muito pequeno, e já está a ser construido o Pavilhao Multiusos.
-Museu e Biblioteca; Temos ambos, porem a biblioteca necessite de uma revisao dos livros expostos..
-Instalações Hoteleiras; Temos, o Hotel Marina, que fica MT bem localizado e o Hotel Bahia Palace que é falado nos quatro cantos do Mundo.
-Estabelecimento de ensino preparatorio e secundario; Ja temos, porem, o secundario fosse enfiado na Basica / integrada.. Enfim, é la que estudo, mas tou mamanhand..
-Estabelecimento do ensino pré-primário e infantarios; Tem, com condiçoes razoáveis.
-Transportes publicos, urbanos e suburbanos; Temos camionetas pa PDL pa Povoaçao, portanto tamos sp ligados. Mas ja dei um conselho ao Sr Presidente Rui Melo, pra que arranja-se tambem umas mini-buses pro futuro, porque vejam lá - Vamos ter o Vila Shooping, o Pavilhao Multiusos, o 1.º Aquario dos Açores, entre outros.. Entao acho que valeria a pena, reduzindo no numero de veiculos no centro historico.
-Parques ou jardins publicos. Temos tambem..
-Tambem é necessario importantes razões de natureza historica, cultural e arquitectonica, e poderao justificar uma ponderaçao diferente dos requesitos enumerados nos artigos 13.º e 14.º. Digo em Portugal, pois por exemplo, na Grécia para ser cidade é necessario ter pelos menos 10 000 habitantes e no Japao 50 000 habitantes e enquanto que, na Suécia, Dinamarca e Noruega o limiar é 200 habitantes..
Portanto, do que estão À espera?
Foi o que pensei, uff..
Mas houve até comentarios bem constructivos, mas nao tão bem argumentados ao meu ver.
Preferem ser Vila de 1º do que Cidade de 2º - Agora pergunto, o q faz ser uma Cidade de primeira? E de segunda?
Acharam feio o nome Cidade de Vila Franca do Campo, eu nao, pois existe muitas outras, por exemplo:
Vila Franca - freguesia do município de Viana do Castelo, Portugal.
Vila Franca de Xira - cidade e sede de município do distrito de Lisboa, Portugal.
entre outros...
Hê people, cmé k é? Deve ou nam ser elevada?
Musica : Blasted Mechanism - Blasted Empire
Agradecimentos : pEdRiN
Imagem : Cais do Tagarete CMVFC.PT (Fonte)
quinta-feira, fevereiro 02, 2006
Vila Franca do Campo, deve ser elevada a Cidade? Eis a questão.
postado por O Mundo Contrário às 2/02/2006 04:26:00 da tarde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
axo ke Vila Franca devia já ontem ter sido reconhecida como cidade ,não é por acaso k é lá ke existe uma das mais senão a mais bonita praia dos açores
Força migo ,faz uma recolha de assinaturas e bora lá á luta:)
jinhos fofinhos:)))))))
Enviar um comentário